FEDERAÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL

RAP FIFA: FAF envia árbitras para capacitações da CBF

01/10/2019 - 19:05:07

RAP FIFA: FAF envia árbitras para capacitações da CBF

Facebook Twitter Google+ Email Addthis

Marilene Matta e Samaria Santos são as árbitras que representam o Amapá nos cursos de formação continuada para arbitragem oferecidos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As aulas do RAP FIFA 2019 acontecem na cidade de Águas de Lindoia, em São Paulo.



 

A primeira etapa iniciou dia 30 de setembro e é direcionado para o aperfeiçoamento de instrutores físicos. Nessa capacitação, a árbitra convidada foi Marilene Matta, diretora da Escola Estadual de Arbitragem do Amapá, que conduz a Comissão Estadual de Arbitragem na Federação Amapaense de Futebol (FAF).

As aulas de Marilene vão o dia 04 de outubro e reúne líderes da arbitragem de todo Brasil. A representante é a única amapaense no evento.

Para arbitragem

Samaria Santos chega em São Paulo dia 14 de outubro, por ser a única mulher (fora Marilene que dirige a comissão) a compor a rede cadastral de árbitras da CBF no Amapá, teve exclusividade na hora da convocação da CBF.

“Só tenho a agradecer a Deus, segundo à professora Marilene que tanto se dedica a arbitragem do Amapá. Creio que se não fosse a importância que ela nos dá, não existiria um convite como esse para o nosso estado", disse a árbitra Samaria.

O curso RAP para árbitras brasileiras reúne representantes do quadro nacional e as prepararam para continuação do trabalho em campo, no retorno aos seus estados.

O objetivo do curso específico para a arbitragem feminina é para que elas saibam que a CBF se preocupa com o seu desenvolvimento.

O RAP (Abreviação da expressão em inglês Referees Assistance Programme ou Programa de Assistência para Árbitros) vai promover aulas práticas e teóricas visando uma busca pela evolução e desenvolvimento das participantes. As aulas dessa segunda etapa encerram dia 19 de outubro.

VEJA TAMBÉM

Comissão Disciplinar - 23/10/2019

TJD doa mantimentos para pai de família necessitado.